ARTIGO SOBRE KAIZEN – MELHORIA CONTÍNUA
André Luzzi
Lauro Trindade
Roberto Machado
INTRODUÇÃO
O Kaizen surgiu no Japão no período pós Segunda Guerra devido a necessidade de crescimento do país, ao passo que voltasse a ser competitivo mesmo com grandes empresas. Devido ao propósito se fez necessária a modificação da relação entre as empresas e os funcionários através de melhores estratégias de administração, primordialmente com o propósito da busca da Melhoria contínua. Assim surge o Kaizen.
A Metodologia Kaizen ainda se faz presente nos dias de hoje em empresas do mundo todo devido, principalmente, aos seus resultados no que se refere à eliminação de perdas, o que reduz o custo produtivo do produto final.
O objetivo deste artigo é o de abordar a filosofia por trás da ferramenta Kaizen, bem como os conceitos e metodologias do Kaizen Diário, da Semana Kaizen e da Blitz Kaizen.
1 FILOSOFIA E CONCEITOS DE KAIZEN (MELHORIA CONTÍNUA)
Antes de mais nada, o kaizen se faz presente como peça fundamental na casa TPS (Toyota Production System).
Então, vamos entender o significado de Kaizen.
1.1 O QUE É KAIZEN (MELHORIA CONTÍNUA)?
Palavra de origem japonesa que foi construída a partir de dois ideogramas que significa, em conclusão, “Mudança Boa” ou “Mudar para Melhor”.
O Kaizen, dessa forma, parte da premissa de que é sempre possível fazer Melhor. Nesse sentido, nenhum dia deveria passar sem que alguma melhoria seja concretizada, seja ela na Empresa ou nas Pessoas que fazem parte dela.
1.2 KAIZEN (MELHORIA CONTÍNUA) X ROTINA
A melhoria de processos não é um programa ou projeto temporário, em outras palavras, ela deve ser contínua. Além disso, cabe salientar que a melhoria de processos não é responsabilidade de uma área ou de um grupo de pessoas.
Portanto, o Kaizen faz parte do trabalho diário de todos os funcionários da organização.
1.3 KAIZEN (MELHORIA CONTÍNUA) X GESTÃO
O papel da liderança é o de apoiar a manutenção dos padrões por meio de avaliações, feedback e treinamentos, bem como promover a melhoria dos padrões através de esforços contínuos e inovações.
É papel dos diretores e gerentes definir e comunicar os objetivos do Kaizen, ou seja, as metas estratégicas que todas atividades de Kaizen devem buscar.
1.4 KAIZEN (MELHORIA CONTÍNUA) X FERRAMENTAS
Diversas ferramentas sustentam o Kaizen, auxiliando na sua implementação. Sob o guarda-chuva do Kaizen estão ferramentas como MASP, Trabalho Padrão,TRF, entre outras. Todas estas ferramentas, se bem aplicadas, maximizam o resultado do Kaizen.
Assim sendo, com o auxílio da ferramenta correta consegue-se realizar a melhoria necessária.
Na busca da melhoria contínua, e munido das ferramentas corretas, roda-se o ciclo PDCA até se obter uma melhoria no processo em que se está atuando. Após a melhoria obtida, roda-se novamente o ciclo PDCA e, assim, sucessivamente.
O ciclo PDCA se faz de grande utilidade no Kaizen, direcionando o caminho à ser percorrido na busca da melhoria contínua.
1.5 KAIZEN (MELHORIA CONTÍNUA) X PADRONIZAÇÃO
A padronização é de extrema importância na manutenção das melhorias implementadas.
A constância existe na realização contínua de pequenas melhorias padronizadas, que irão gerar grandes ganhos ao longo do tempo, ao invés da realização de grandes melhorias pontuais sem padronização alguma.
2 PRINCÍPIOS E METODOLOGIAS DO KAIZEN
Como premissa temos como foco principal do Kaizen a eliminação de perdas, visando a agregação de valor.
Assim sendo, a melhoria contínua focada na eliminação do desperdício puro faz com que se maximizem as atividades que realmente agregam valor.
2.1 OBJETIVOS E PRINCÍPIOS DO KAIZEN – MELHORIA CONTÍNUA
Os objetivos e princípios do kaizen são voltados, especificamente, visando a melhoria contínua da qualidade, custo e entrega.
No que se refere à qualidade, melhorias que geram a diminuição ou eliminação de produtos defeituosos são de extrema importância para o negócio. Desperdícios de materiais, devoluções de clientes e retrabalhos são prioridades de kaizen em se tratando de qualidade.
Melhorias contínuas no aumento da produtividade da mão de obra, redução de níveis de estoque, reduzindo a área necessária para o alojamento de peças e a melhoria na utilização dos equipamentos também fazem parte dos objetivos e princípios do kaizen, melhorando o custo do produto.
Redução no lead time total, bem como no lead time da manufatura através da eliminação de desperdícios fazem com que o kaizen apresente resultados surpreendentes no que se refere à entrega do produto.
Os 5 princípios da melhoria de Shingo abordam a Mecanização, a Divisão do Trabalho, a Otimização, a Sincronização e a Autonomação. Assim sendo, estes 5 princípios auxiliam na melhoria da Qualidade, do Custo e da Entrega.
2.1.1 Mecanização e Melhoria Contínua
A mecanização de atividades significa transferir atividades manuais para máquinas/dispositivos através da utilização de esteiras, calhas, pistões, etc.
Assim como a Mecanização, a Divisão do trabalho também auxilia na melhoria contínua do processo.
2.1.2 Divisão do trabalho e Melhoria Contínua
A Divisão do trabalho consiste na separação de atividades em componentes menores, visando a simplificação do trabalho e a especialização dos trabalhadores. Abrange a análise de tempos e movimentos e o balanceamento das atividades entre os envolvidos.
Assim como a Divisão do trabalho, outro princípio que traz resultados excelentes no Kaizen é a Otimização do trabalho.
2.1.3 Otimização do trabalho e Melhoria Contínua
A Otimização do trabalho envolve a adaptação das atividades às capacidades humanas e a alocação da mão de obra em funções adequadas às suas habilidades.
Outro dos 5 princípios de extrema importância é a Sincronização do trabalho, que veremos na sequência.
2.1.4 Sincronização do trabalho e Melhoria Contínua
A Sincronização do trabalho serve para manter o equilíbrio entre o tempo e as atividades realizadas entre as pessoas e os processos envolvidos na fabricação de um produto ou realização de um serviço.
Na sequência segue o quinto princípio de Shingo, a Autonomação do trabalho.
2.1.5 Autonomação do trabalho e Melhoria Contínua
A Autonomação é a capacidade de combinar mecanização com funcionalidade de julgamento e feedback, deixando o operador livre para a realização de trabalhos que agregam valor ao produto.
Após termos passado pelos 5 princípios de Shingo, vamos verificar as metodologias de aplicação do Kaizen.
3 METODOLOGIAS
Existem algumas metodologias para a correta implementação do Kaizen, metodologias estas que variam de acordo com a velocidade que se deseja ter o resultado.
3.1 KAIZEN DIÁRIO
Metodologia criada para difundir a implementação de melhorias de processos. O Kaizen diário traz resultados concretos com muitas pequenas melhorias de baixo custo, apoiados na disseminação dos conceitos de kaizen a uma grande base de pessoas motivadas para melhorar continuamente seus processos.
O foco do Kaizen diário são as causas especiais do processo, que estão relacionadas a problemas pontuais e eventuais.
Sem dúvida alguma, o envolvimento de todos os colaboradores se faz de extrema importância para o resultado do kaizen diário. Antes de tudo, a disposição para mudar e a participação do time são cruciais para o sucesso do kaizen diário.
3.1.1 Método para a Melhoria Contínua diária – Kaizen
O kaizen deve ser aprendido na prática, inegavelmente através da realização de atividades de melhoria no genba.
Abaixo segue uma proposta da metodologia de implementação do Kaizen diário:
Assim, as melhorias devem ter os objetivos pré-estabelecidos, com o apoio da liderança no que se refere à metodologia a ser aplicada.
3.2 SEMANA KAIZEN
A semana kaizen é uma metodologia que foi criada a fim de acelerar a implementação de melhorias em determinado processo. Esta metodologia, sem dúvida alguma, traz resultados concretos em um curto espaço de tempo e a um baixo custo, posto que apoiados na sinergia gerada por uma equipe reunida para alcançar metas estabelecidas pela direção da empresa.
A semana kaizen é composta pelas etapas de Preparação ou pré kaizen, Execução, que é a semana kaizen propriamente dita e o Monitoramento ou pós kaizen, conforme segue:
Abaixo segue uma proposta da metodologia de implementação da semana kaizen:
Exemplo de agenda típica da semana kaizen:
Fica como uma dica de extrema importância a condução de reuniões diárias de acompanhamento das atividades.
3.3 BLITZ KAIZEN
A Blitz Kaizen deve seguir as mesmas etapas descritas na metodologia da Semana Kaizen:
A agenda de execução deve ser ajustada para 3 ou 2 dias, dependendo da complexidade das ações a serem implementadas.
A blitz kaizen é utilizada em casos em que precisamos de um resultado em um curto espaço de tempo.
4 MOTIVAÇÃO
“Não é triste mudar de ideia. Triste é não ter ideia para mudar” (Aparício de Torelly, O Barão de Itararé)
“Se quiser ter uma boa ideia, tenha muitas ideias” (Thomas Edison)
“A imaginação é mais importante que o conhecimento” (Albert Einstein)
Esperamos que o kaizen auxilie na obtenção dos resultados que buscamos e, caso necessário, é só entrar em contato com a SOMAR Consultoria Empresarial.
FONTE: Somar Consultoria Empresarial